terça-feira, 14 de setembro de 2010

substâncias Dissolvidas

A água como solvente:

Não existe água pura na natureza, pois ela tem uma grande capacidade de dissolver as substâncias que vai encontrando no seu percurso, quando circula na natureza.
Se deitares uma colher de sal ou açúcar num copo com água e mexeres bem, o sal e o açúcar desaparecem. Porquê?
Na realidade, nem o sal nem o açúcar desapareceram. Eles apenas deixam de se ver, porque as pequeníssimas partículas que os constituem ficam repartidas uniformente pela água, obtendo-se, deste modo, água salgada e água açucarada. É por isso que o sal e o açúcar são solúveis na água.

Quais são as substâncias que se dissolvem na água?

Existem várias substâncias sólidas, líquidas e gasosas que se dissolvem na água. Por isso diz-se que a água é um bom solvente. Por exemplo, a água dos oceanos e mares é salgada, porque contém sais dissolvidos, sendo o mais abundante o cloreto de sódio, que é o sal de cozinha que tu conheces. A água doce tem também substâncias minerais dissolvidas como, por exemplo, o cálcio, o sódio, o bicarbonato, o magnésio e o fluór, provenientes das rochas por onde ela passa, tal como acontece com a água das nascentes. Por isso algumas nascentes têm água com determinadas substâncias dissolvidas que lhe conferem propriedades que, por vezes, são aproveitadas para fins medicinais, como acontece com as termas.
No entanto, muitas outras substâncias podem dissolver-se na água e é por isso que encontras as águas dos lagos e charcos turvas. As substâncias dissolvidas são muito variadas, dependendo do tipo de rochas e dos materiais que a água vai encontrando no seu percurso, quando circula na Natureza. Por este motivo não existe água pura na Natureza e ela é sempre diferente de região para região.

Mas a água pode dissolver todas as substâncias?

Não, pois a dissolução na água é diferente de substância para substância e algumas dissolvem-se tão pouco que se consideram insolúveis.
Experimenta deitar uma colher de azeite num copo de água. Depois de mexeres o que é que observas? E se continuares a mexer? Continuas a poder distinguir o azeite e a água?
Então o azeite é um exemplo de uma substância insolúvel na água.
Posso separar um soluto de uma solução?
Sim, existem processos que permitem recuperar o soluto e o solvente. Por exemplo, o sal que tens na tua cozinha pode ser obtido por um destes processos. Desde muito cedo o homem utilizou a água do mar para obter sal. O processo de extracção do sal basea-se na evaporação da água, com a consequente deposição dos cristais de sal, nas salinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário